30 dias 30 livros
Ler+ em Rede
“30 dias, 30 livros”, um projeto que coloca no mapa os Jardins-de-Infância e Escolas de 1.º ciclo do concelho que não possuem biblioteca escolar e aos quais se disponibilizam, mensalmente, conjuntos temáticos de livros, o que se traduz numa clara aposta na criação e no desenvolvimento de hábitos de leitura desde a mais tenra idade. Esta iniciativa é desenvolvida pela equipa da Rede de Bibliotecas de Condeixa há mais de dez anos. Envolve itinerâncias documentais e animação da leitura e é promovido pelas técnicas da Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento, em articulação com as professoras bibliotecárias, com temáticas definidas em cada ano letivo:
2019-2020 - "A Maior Lição do Mundo - “Metade da minha alma é feita de maresia”
Pedimos emprestado o verso de Sophia para dar corpo a mais uma edição desta iniciativa. Para além dos novos livros que irão dar à costa, em paralelo e durante todo o ano, múltiplas atividades desafiarão crianças e educadores a explorarem a obra literária de Sophia de Mello Breyner Andresen e a cruzarem esta temática com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
2018-2019 - “A Maior Lição do Mundo: o mundo somos nós”
Neste ano letivo, o trabalho foi desenvolvido em torno do ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Este objetivo visa essencialmente “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”. Partimos da leitura do livro "A Viagem", de Francesca Sanna, que conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra. Uma viagem carregada de medo do desconhecido, mas também de muita esperança. Uma autora com uma escrita sensível e ilustrações bonitas e sofisticadas. Aborda com sensibilidade a questão da guerra e dos refugiados. Procuramos fazer uma sensibilização para os direitos humanos e suscitar a reflexão junto das crianças, com vista à assunção de uma postura de vida inclusiva e respeitadora da diferença.
Na festa de encerramento, promovemos um encontro com Sofia Lobo, atriz, de 52 anos, que fez voluntariado junto de refugiados, na Grécia, e a quem poderão colocar questões relacionadas com esta temática e com o seu trabalho. Enviamos, para o efeito, breve nota biográfica. A Sofia trabalha junto de refugiados, ou requerentes de asilo, desde 2016, com A Drop in the Ocean, na Grécia, onde já esteve por sete vezes, tendo desenvolvido a sua ação em diferente campos.
Foi desenvolvida, neste âmbito, uma campanha de angariação de produtos para entregar às famílias dos refugiados apoiados pela Fundação ADFP, de Miranda do Corvo.
2017-2018 - “A Maior Lição do Mundo: apontamentos para viver no planeta Terra”
Ao longo do ano letivo, contamos com a colaboração do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, com o propósito de desenvolver os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abraçando, concomitantemente, o projeto “A maior lição do mundo”, com base em títulos de literatura infantil selecionados para o efeito. Os docentes deram continuidade com tarefas pedagógicas em torno do tema, mediante proposta da equipa dinamizadora. Haverá uma data para a apresentação dos trabalhos realizados em cada escola, e uma "Festa de Encerramento" para todas as turmas envolvidas.
Público-alvo: alunos do pré escolar e do 1.º ciclo das escolas de fora da Vila
Periodicidade: ao longo do ano sessões de leitura; troca de baús mensalmente, festa de encerramento
Responsáveis: RBC