paisagens poético-musicais_1.png

  atividade em destaque

2021-2022 - Ler+ na sala de aula

 “Paisagens poético-musicais

O roteiro digital "Paisagens poético-musicais" resultou do trabalho interdisciplinar de alunos e professores do 8º ano da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, no ano letivo 2021-2022. Construído com o contributo dos alunos do 3º ciclo, sob coordenação da biblioteca escolar,  este recurso pretende constituir-se como uma viagem de enriquecimento cultural com a gravação de podcasts com textos poéticos de autores de todo o mundo. 

Integra o plano alargado de uma ação transversal com diferentes disciplinas, sendo que as centrais são o Português (texto poético) e a Educação Musical (edição de som). Porém foram também acrescentados os contributos das línguas estrangeiras (inglês, francês e espanhol).

Está apto para ser explorado em contexto pedagógico ou em simples circunstâncias de  (re)descoberta de composições poéticas de diferentes autores, aprofundamento do seu conteúdo, escutando-as com outras nuances, a partir de podcasts ou vídeos: https://rb.gy/6we2xq

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Untitled-1.jpg

  atividade em destaque

2020-2021 - Ler+ em família

 “Quem lê hoje?”

A atividade "Quem lê hoje?" faz parte do Projeto Crescer@Ler+ e tem como objetivo aproximar as famílias da escola através da leitura. No ano letivo 2020-2021, aproveitando o impulso da pandemia e o período Ensino a distância, tivemos a participação de algumas famílias que partilharam os seus vídeos. Alguns estão disponíveis, com a devida autorização dos envolvidos em  https://bibliotecasdecondeixa.blogspot.com/p/quem-le-hoje.html.

Demos continuidade a este desafio, retomado o ensino presencial. Foi enviado um convite às famílias para aderirem a esta iniciativa, que tem como potencialidade a  implementação de clubes de leitura online, sob supervisão de cada docente titular de turma em articulação com a professora bibliotecária. 

A estimulação dos hábitos de leitura e o apoio à construção progressiva do projeto pessoal de leitor são frutos a colher desta partilha de leituras!

logotipo 10min lado pequeno.jpg

  atividade em destaque

2019-2020 - Ler+ na sala de aula

 “10min@Ler+”

A iniciativa apresentada, pela coordenadora das BE, em CP, com proposta de regulamento para a sua aplicação. Este órgão recomendou a implicação dos Conselhos de Turma na definição dos mapas de leitura na sala de aula.

Em outubro foram divulgados o logótipo da atividade, a app de apoio aos utilizadores e os passaportes de leitura, para contabilização dos minutos a ler noutros espaços da escola. Após as reuniões intercalares, a leitura foi introduzida nas atividades letivas, de forma diferenciada.

As modalidades usadas foram a leitura em voz alta e silenciosa. Os suportes de leitura variaram entre textos/obras sugeridas pelos docentes e as escolhas individuais dos alunos, mediante requisição nas BE ou adquiridas pelos próprios.

Em E@D foram propostas leituras através das publicações em https://www.instagram.com/bibliotecasescolarescondeixa/

ler+ aqui

2019-06-03%2016.10_edited.jpg

  atividade em destaque

2018-2019 - Ler+ em Rede - 30 dias 30 livros

 “A Maior Lição do Mundo: o mundo somos nós”

Neste ano letivo, o trabalho foi desenvolvido em torno do ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Este objetivo visa essencialmente ​“Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”. Partimos da leitura do livro "A Viagem", de Francesca Sanna, que conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra. Uma viagem carregada de medo do desconhecido, mas também de muita esperança. Uma autora com uma escrita sensível e ilustrações bonitas e sofisticadas. Aborda com sensibilidade a questão da guerra e dos refugiados. Procuramos fazer uma sensibilização para os direitos humanos e suscitar a reflexão junto das crianças, com vista à assunção de uma postura de vida inclusiva e respeitadora da diferença.

ler+ aqui

© 2018-2019 por Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Condeixa . Orgulhosamente criado com Wix.com