Organização de atividades de formação para os docentes do Agrupamento no âmbito da leitura e da renovação das práticas de ensino, com as novas tecnologias associadas.
Quando o professor/educador, intervém na aplicação de estratégias de leitura/escrita, traves mestras para o
acesso ao conhecimento, constitui-se ele próprio como um instrumento de ativação ou desmotivação do ato de ler.
Torna-se imperativa uma intervenção global a nível de toda a escola, em que a biblioteca escolar se coloca numa posição de charneira para propor, facultar e agir, com a direção e os docentes, no esforço concertado de fazer chegar aos alunos boas experiências de leitura, suscetíveis de aguçar o gosto por tantas outras. A formação é um motor de desenvolvimento destes propósitos.
março 2019 - "Histórias Multissensoriais" - dirigida preferencialmente a alunos e docentes do Ensino Especial, mas também aberta aos docentes do Agrupamento, esta formação, promovida pelos técnicos da ARCIL, apresentou uma metodologia que conjuga histórias com intervenção sensorial, envolta em educação pela arte e imbuída numa relação pedagógica maximizada e potenciadora, com base nas competências e necessidades de cada aluno.
outubro/novembro 2019 - "Dispositivos móveis na flexibilização curricular" - uma ação que entronca nas propostas do ME para perspetivar o desenvolvimento e articulação curricular com recurso à integração de tecnologias móveis, de forma a criar e desenvolver novos serviços e novos ambientes de aprendizagem, promotores da interdisciplinaridade, dotando os formandos de competências e conhecimentos práticos. Neste âmbito, foram sugeridas aplicações de apoio à escrita e à leitura para dispositivos móveis, bem como a organização de bibliotecas digitais em tablets, com ebooks gratuitos e lojas de ebooks.
janeiro/junho 2020 - Apoio a professores na utilização de ferramentas digitais com matérias do currículo para desenvolvimento de atividades com os alunos, a decorer uma vez por mês à 4ªf à tarde ou em horário a combinar com os docentes. Na sequência da última avaliação da BEFN, concluímos que ainda há alguma resistência de parte dos docentes em utilizar, como recurso pedagógico/didático, as ferramentas e equipamentos digitais como parte integrante da sua prática letiva.
abril 2020 - "Caderno (a)riscar - expressão dramática na sala de aula" - dirigida preferencialmente a docentes do pré-escolar e do 1º CEB, esta formação de curta duração visa fornecer sugestões para a dinamização de atividades em sala de aula, tendo como base a escrita e os textos literários. Dinamizada pela atriz Adriana Campos, esta ação quer fazer da sala um lugar em que educadores e professores possam conservar o faz de conta e que, acompanhados por um caderno que se dobra, estica e reserva gavetas inesperadas, cada um possa (a)riscar o seu próprio caminho pela arte.
Público-alvo: Docentes do Agrupamento
Periodicidade: entre 1 a 3 vezes por ano
Responsáveis: Professoras bibliotecárias; Biblioteca Municipal; Centro de Formação Nova Ágora