top of page

Poesia na Biblioteca

Ler+ em Rede

cartaz.jpg
VI_concurso poesia_WEB.jpg
VIII_ConcursoPoesia.jpg
2018-03-21%2011.02_edited.jpg
2018-03-21 14.29.49-1.jpg
2018-03-21 12.41.19.jpg
"A poesia é das raras atividades humanas que, no tempo atual, tentam salvar uma certa espiritualidade. A poesia não é uma espécie de religião, mas não há poeta, crente ou descrente, que não escreva para a salvação da sua alma - quer a essa alma se chame amor, liberdade, dignidade ou beleza."
Sophia de Mello Breyner Andresen | ao "JL 709" de 17/12/97.
 
Para além do Concurso “Poesia na biblioteca”, promovido anualmente pela Rede de Bibliotecas de Condeixa, aberto à comunidade escolar e à comunidade em geral, procuramos, ao longo do tempo, desenvolver atividades que possam gerar o interesse e aguçar a sensibilidade dos nossos alunos para este género textual, nem sempre bem acolhido.
 
Poesia de Bolso / Boião das Palavras Doces) - poemas para levar, disponíveis na biblioteca escolar, prontos a usar em qualquer hora do dia ou da noite.
À roda da Leitura - leitura de poemas em voz alta com estímulos variados, em diferentes locais da escola, envolvendo alunos e professores (atividade da Semana da Leitura)
Oficinas de Poesia - trabalhar o texto poético em oficina, através de estratégias que envolvam os alunos e desmistifiquem a complexidade associada a esta tipologia textual.
"Vamos comprar um Poeta" - oficina dinamizada pela atriz Adriana Campos, partindo do texto original de Afonso Cruz, transporta os alunos para uma experiência singular da palavra lida e dita, em estreita relação com as ideias que se exploram e aprofundam em conjunto.
No espetáculo dirigido às turmas a atriz desafia a região Centro a ceder as suas bibliotecas e a transformá-las num espaço inusitado de representação, apresentando ao público juvenil a experiência aparentemente ilógica de uma adolescente que decide adquirir um poeta numa loja.
"Um poeta é como quem sai do banho e passa a mão pelo espelho embaciado para descobrir o seu próprio rosto. Era isto que ele me dizia!"

Público-alvo:  todos os alunos do agrupamento; Comunidade educativa

Periodicidade: todos os anos em datas assinaladas (Dia da poesia)

Responsáveis: professoras bibliotecárias; RBC

bottom of page